Data de fundação: 2002, quando as alunas da escola se sentindo discriminadas pela distribuição do horário de funcionamento da quadra para a Educação Física. Nesta época, apenas os alunos faziam uso da quadra. As meninas na maioria das vezes ficavam no pátio jogando queimada. Raramente, iam para uma quadra com grama para jogar vôlei. Isto é tinha grama apenas em um período do ano, pois, na maior parte do tempo, a grama morria nos locais, onde os integrantes ficavam com mais freqüência. Então tinha uma pequena faixa de grama com seis buracos onde permanecia por mais tempo os (as) jogadores (as).
Atendendo a este pedido das meninas, a partir de 2002 eram dado às meninas um espaço para usar a quadra, foi quando elas, para utilizar mais o tempo disponível, começaram a formar equipes de futsal, como o rendimento era baixíssimo, pediram ao professor que dedicasse um tempo a mais com elas para que elas aprendessem alguma coisa.
Com o passar do tempo, percebi que as mulheres, apesar de não jogarem tudo que os meninos jogavam ou joga, elas eram mais dedicadas e mais esforçadas nos treinamentos e mesmo durante os jogos. A partir desta informação, fiz uma equipe de futsal Masculina e Feminina dentro da escola. Foi aí que compramos uma blusa, por sinal, muito bonita, Amarela e Preta sem manga, bastante feminina, e para combinar, cada uma delas comprou um short e meião preto. O qual também foi adotado para os meninos, com a diferença da manga.
Mas era muito complicado conseguir jogos na modalidade femininos, mas elas não desistiam e não queriam por fim nem aos treinos e nem à equipe. Ufa, até que enfim, conseguimos marcar um jogo em Aricanduva (Lorena), mais daí também veio à primeira decepção. No decorrer da partida, quando as meninas da escolinha começaram a ganhar o jogo. Elas foram tirando as meninas e colocando apenas adultas no decorrer do jogo. Acabamos perdendo o jogo, e algumas ainda queriam brigar, custei contornar a situação, mas elas acharam mais entusiasmo pra prosseguir com a equipe, depois, começaram muito tímido algumas competições, como no dia do trabalho, nossa primeira conquista, como campeãs do torneio, contra o time do Sr. Zé dos passos, a única equipe feminina do Município que tinha certa estrutura.
A melhor competição que surgiu foi o JIPES, (jogos integrados do Projeto Soma), no SESC em Venda Nova, Belo Horizonte. Foi a melhor escola para mim como técnico e um sonho realizado por meninas e meninos da nossa escola. Sem se esquecer de homenagear a todo o momento o Sr. Fernandinho, que fez de sua casa o nosso alojamento, durante uma semana. Com a maior satisfação, apesar de ficar sem espaço nem para respirar.
Na volta desses jogos em BH. Deixei a equipe masculina para ser treinada pelo Adair e segui treinando apenas as meninas.
Inscrevi a equipe no JIMI, Jogos do Interior de Minas Gerais, mais uma bela experiência como treinador. Nesta participação, fiquei sabendo do JEMG, Jogos Escolares de Minas Gerais, e montei duas equipes para participar desta modalidade de jogos, a única maneira de jogar com meninas da mesma faixa de idade, das meninas formadas na escolinha. Neste intermédio, participamos da COPACABANA em Angelândia, com uma equipe mista, pois, as meninas da escolinha tinham pouca idade e não tínhamos uma equipe formada para o Campo.
JEMG, fase Regional, em Teófilo Otoni, Escolinha, Teófilo Otoni e Governador Valadares, A equipe do Módulo I não participou, pois muitas delas já trabalhavam e não puderam ser liberados, apenas o módulo I Feminino e o Módulo II masculino participou. Fizeram o maior terrorismo conosco, soltando bombas nas proximidades da escola. O que teve efeito negativo principalmente nas meninas que estavam todas com dois anos a menos que as outras participantes, pois a idade era de 1992 a 1990, a maioria das meninas da escolinha eram nascidas em 1992. Mas uma vez outra aula para mim como treinador.
Por falta de informações e de Internet, perdemos de participar em Itabira no ano seqüente. Mas daí pra frente, participamos de todas as competições do JEMG, sempre saindo como Campeãs da fase municipal e todas as vezes conseguimos medalhas na fase Micro Regional em Guanhães.
Confira algumas equipes e troféus conseguidos pela Escolinha.
JOGADORAS DA EQUIPE: Karine, Samantha, Núbia, Daniare, Priscilla, Emanuele, Daiane, Lully, Savanna e Pollyanne.
EQUIPES DE 2006
MÓDULO II MÓDULO I
EQUIPES DE 2007
ABERTURA EM GUANHÃES CAMPEÃS DA MICRO REGIONAL
EQUIPES DE 2008